Na localidade de Beni Hassan, no Alto Egito, existe um complexo de tumbas que pertenciam aos governadores (nomarcas) do Nomo de Oryx. Ao todo são 39 tumbas: a que nos interessa é a de número 15.
Origem
A tumba abrigava o corpo de um dos nomarcas de Oryx e possui em uma das suas paredes cenas de luta agarrada que lembram bastante o wrestling atual. Os túmulos de Beni Hassan foram construídos entre os séculos XXIV a.C e XVIII a.C embora não se saiba qual seja a data exata da construção do túmulo número 15, fica confirmado que a luta agarrada era algo que já existia há milhares de anos!
As pinturas da Tumba 15 de Beni Hassan.
Detalhe das pinturas da Tumba 15.
HEMA não é apenas espada e escudo é também luta usando o próprio corpo!
Na Ilíada, famosa obra escrita por Homero no século VIII a.C, é mencionado um combate corpo-a-corpo como sendo uma das modalidades dos jogos que Aquiles promoveu em honra da memória de Patrôclo (jogos fúnebres). Na Bíblia Sagrada, embora não seja dita nominalmente, subentende-se que durante a Batalha de Micmás, o príncipe Jonatas usou alguma forma de luta agarrada no seu combate contra os filisteus:
“Jônatas os derrubava e seu escudeiro, logo atrás dele, os matava.” – 1 Samuel 14.13b
Se você for ler todo o capítulo de 13 e 14 do livro de 1 Samuel, você vai descobrir que apenas Jonatas e o rei Saul tinham armas durante os eventos ocorridos em Micmás (1 Samuel 13.22). Sendo assim, Jonatas usava alguma forma de luta agarrada para derrubar os filisteus e o seu escudeiro usava uma espada para matar os inimigos! Quem já leu 1 Samuel inteiro sabe que o rei Saul lutava com uma lança (1 Samuel 26.11). Portanto a espada estava com Jonatas durante a Batalha de Micmás!
Na Ilíada é dito:
“De imediato colocou Aquiles o prêmio do terceiro concurso, mostrando-os aos dânaos: era a luta dolorosa (...) Após terem se cingido, ambos avançaram para o meio e agarraram-se um ao outro com suas mãos poderosas, como as traves que um famoso construtor junta (...) Nem Odisseu conseguia derrubar Ajax e nem atirá-lo ao chão, nem Ajax conseguia o mesmo” – A Ilíada, Canto XXIII.700-720
Os dois exemplos (a Bíblia Sagrada e A Ilíada) mostram que haviam formas de luta agarrada na literatura do Ocidente e as pinturas da Tumba 15 de Beni Hassan confirmam que as lutas agarradas eram realmente antigas e verdadeiras muito antes do Ocidente existir!
Conclusão
Este texto visa abrir a mente para que nós possamos conhecer que há milênios os povos antigos já brigavam! Atualmente temos judô, jiu-jitsu, wrestling e outras artes marciais que cobrem essa questão de agarramento, mas não é de hoje que existem essas artes de luta (as que lidam com grappling, especificamente).
Fiquem com Deus e até a próxima!
Nenhum comentário:
Postar um comentário