terça-feira, 15 de dezembro de 2020

Abrazare: Uma Introdução

 


 

Olá! Neste artigo irei introduzi-los no “abrazare”, a forma agarrada de luta ensinada pelo mestre Fiore de’i Liberi em seu manual “Fior di Battaglia”. As ilustrações exibidas aqui estão contidas no manual Ludwig XV 13 e são as guardas (posturas) básicas do abrazare.

 

 

As Guardas

O sistema de luta agarrada (abrazare) do mestre Fiore se divide em quatro guardas (posturas) básicas: Guarda Longa, Guarda Presa de Javali, Guarda do Portão de Ferro e a Guarda Frontal. Vamos falar de cada uma com a sua respectiva tradução.

 


Guarda Longa

"Eu me chamo Guarda Longa e é assim que espero por você. Em resposta ao primeiro agarramento que você tentar em mim, eu colocarei meu braço direito levantado firmemente atrás do seu braço esquerdo, então irei entrar na primeira jogada de agarramento, e com essa técnica eu o forçarei ao chão. Mas se essa técnica parece que vai falhar, então farei a transição para uma das outras técnicas a seguir."

 


Guarda Presa de Javali

"Eu me movo contra você usando a Presa do Javali, e com esse movimento eu tenho a certeza de que vou quebrar o seu domínio. Desta guarda, posso fazer a transição para a Guarda do Portão de Ferro, onde estarei pronto para forçá-lo a cair. Se meu plano falhar por causa de sua defesa, então procurarei outras maneiras de machucá-lo, usando chaves, amarras e deslocamentos, como você verá nestes desenhos."

 


Guarda Portão de Ferro

"Eu espero por você imóvel no Portão de Ferro, pronto para executar minhas técnicas com todas as minhas habilidades. E essa habilidade pode ser aplicada não apenas na arte do agarramento, mas também em partes críticas da arte da lança, da acha, da espada e da adaga. Eu sou o Portão de Ferro, cheio de malícia. Aqueles que se opõem a mim inevitavelmente acabarão sofrendo. E, quanto a qualquer um de vocês que vier contra mim, tentando aplicar suas próprias técnicas, eu os forçarei ao chão."

 


Guarda Frontal

"Eu me chamo Guarda Frontal e estou acostumado a colocar minhas mãos em você. Se eu for contra você nesta guarda, você pode colocar suas mãos em mim. Mas se você fizer isso, eu irei fazer a transição deste guarda e habilmente o levarei até o Portão de Ferro. Então, farei você sofrer como se tivesse caído nas profundezas do Inferno. Eu irei atendê-lo tão eficazmente com bloqueios e deslocamentos que você aprenderá rapidamente quem é o lutador superior. E enquanto minha habilidade me servir, minhas técnicas nunca falharão."

 


Essas são as quatro guardas do abrazare e a partir destas posições pode-se dar seguimento a uma sequência de técnicas de agarramento!

 

Fiquem com Deus e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário