Olá: hoje falarei sobre o Boxe, na verdade, sobre os boxes existentes.
Introdução
O termo “boxe” deriva do inglês “to box” (“bater”) e serve para designar qualquer tipo de luta que envolva a troca de socos, chutes e extremidades entre os seus praticantes.
Existem vários tipos de boxe: o inglês, o francês (Savate), o filipino (Panantukan), o boxe tailandês (Muai Thay), o boxe chinês (Sanda), o Kickboxing... todos com as suas regras de trocas de golpes e com trocas de golpes!
Historicamente
No Ocidente, tivemos o pugilato, cujas raízes remontam á pelo menos 3 mil e quinhentos anos, quando os minoanos (cretenses) trocavam socos e cotoveladas em lutas. Em sítios arqueológicos pertencentes á Civilização Minóica existem pinturas de boxeadores trocando golpes: é a mais antiga forma de boxe (e uma das mais antigas de luta com as mãos) existente e já devidamente documentada. Isso demonstra duas coisas: NÃO foi na Índia que surgiram as artes marciais e lutar sempre foi algo próprio dos seres humanos.
Esse “boxe grego antigo” possui o nome de “pugilato”, pois quando Roma conquistou a Hélade (Grécia) e os romanos adotaram a cultura helênica, eles passaram a chamar assim aquela forma de boxe, que rapidamente caiu no gosto popular da Civilização Latina, sendo exibidas lutas de pugilato em teatros e arenas por todas as possessões romanas.
Eu fiz um vídeo falando sobre o Boxe, ele está com o áudio em português do Brasil, assista-o abaixo:
Finalizando...
Por enquanto é só isso. Como o assunto é longo e extenso, escreverei mais sobre ele futuramente! Fiquem com Deus e até a próxima!
LEIA TAMBÉM: Boxe (Pugilato): Algumas Considerações
Nenhum comentário:
Postar um comentário