segunda-feira, 22 de junho de 2020

Partazana (Partisan): Uma Introdução




Olá! Hoje eu falarei sobre a partazana, ou partisan, uma lança muito pouco conhecida do grande público, mas que foi muito popular entre exércitos europeus a partir do século XVI d.C e que seguiu em uso até meados do século XVIII d.C, quando a introdução de novas armas de fogo fizeram-na ser reduzida ao uso cerimonial.


Termo
O termo partazana deriva do francês “partisan” que literalmente significa “partido”. Sendo assim, partazana seria uma maneira de se referir a lanças com ganchos nas laterais (lanças partidas) que foram muito populares entre infantarias, sobretudo as do Leste Europeu, que as utilizavam para barrar ataques de cavalaria.

Um tipo de partazana. 



Outro tipo de partazana.


Uso
Como já dito, eram armas de infantaria, que as utilizavam principalmente contra cavalaria, mas também eram boas para enfrentarem espadachins, pois os ganchos ajudavam a desviar ataques de espadas. Uma partazana tinha entre 1,80 metro e 2,70 metros de comprimento e era dividida em duas partes: haste, que era feita de madeira e a ponta, sempre de metal.
Apesar de ter sido muito utilizada no Leste Europeu, a arma foi bastante difundida pelo continente europeu de maneira que como já dito em outro artigo, os portugueses do século XV a utilizavam.


Bom, era isso. Caso desejem saber mais sobre armas e artes marciais históricas europeias (HEMA) cliquem nas sugestões de artigos que estarão abaixo. Fiquem com Deus e até mais!





Nenhum comentário:

Postar um comentário