quarta-feira, 28 de outubro de 2020

A Visão em Cone

 

 

Nas artes marciais, sobretudo aquelas em que se pratica como esporte é comum sermos estimulados a termos uma “visão em cone”, mas o que seria isso?

 

 

Visão em Cone

A dita visão nada mais é do que uma reação do sistema neurológico que em conjunto com químicos, gera em nós a capacidade de focar a nossa vista em apenas uma ameaça por vez. Normalmente a nossa visão abrange até 70º Graus de periferia, porém a “visão em cone” quando ativada, nos faz ter não mais que 3º Graus de visão, o que nos deixa em desvantagem caso sejamos atacados por mais de um cara!

Em muitos treinos de HEMA (Historical European Martial Arts) vemos que a visão em cone é estimulada, pois os dois praticantes ficam focados apenas em duelar um com o outro e não prestam atenção no ambiente ao redor!



Observem no gráfico acima como funciona a visão periférica (em estado normal, 70º) e a visão em cone (3º).

 

 

Solução?

A resposta para a visão em cone é justamente nos reeducarmos com o passar do tempo, isto é: lembrar que podemos ser atacados por mais de um sujeito e por mais de uma direção e durante uma situação de treino tentar nos focar não apenas no nosso oponente, mas também no ambiente ao redor!

 

 

LEIA TAMBÉM: Um Bom Local de Treino!

 

LEIA TAMBÉM: O Que É HEMA?

segunda-feira, 12 de outubro de 2020

O Desenvolvimento de Certas Artes Marciais


 

 

Olá! Neste artigo iremos falar sobre o desenvolvimento de artes marciais, especificamente as que usam socos, chutes, projeções e chaves!

 

 

Origens

As artes marciais de socos e chutes surgiram em um contexto onde a maioria das pessoas não usavam armaduras ou a maioria dos adversários dos criadores desses estilos não a utilizavam. E o contrário se aplica a artes marciais que usam projeções e chaves: foram criadas por pessoas que tinham que lidar com adversários que usavam armadura, sendo assim socos e chutes eram (e são) inúteis contra blindagens. Artes marciais como o ju-jutsu e o abrazzare foram criadas para que os seus respectivos usuários lidassem contra adversários armados (isto é, usando armadura) da cabeça aos pés, onde projeções e chaves funcionam melhor contra oponentes assim.

 

 

Atualmente

E em nossos dias, qual dos dois tipos é o melhor: socos e chutes ou projeções e chaves? A resposta é: depende!

 

 

Conclusão

Termino dizendo que tudo depende do praticante, depende das adversidades e depende do contexto. O ideal é treinar ambos os caminhos e ainda armas brancas e de fogo, para somente assim ser completo como guerreiro!

Há vinte e seis anos atrás o Vale-Tudo (que viria a se tornar o atual MMA) mostrou que não existe arte marcial suprema e que para ser um bom lutador era necessário treinar ao menos três ou quatro outros estilos diferentes para ser um guerreiro completo!



Leia Também: A Tumba Número 15 de Beni Hassan


Leia Também: Biografia&Manuais: Fiore dei Liberi