Olá! Este blog visa apresentar assuntos relacionados a HEMA (Historical European Martial Arts) e Cultura Marcial. Hoje, porém eu desejo falar sobre um assunto que é bastante diverso em opinião no meio das artes marciais: qual o local ideal para um bom treino?
A Origem do Termo Academia
O termo “academia” deriva de Acadamo, um jovem ateniense que morreu na flor da idade (jovem). No seu túmulo havia uma árvore, onde aos pés dela o filósofo Platão se reunia com os seus discípulos. O local ficou conhecido como “academia” (“local do Acadamo”). O termo se espalhou para o Ocidente (Europa) e depois para outros locais e civilizações!
E Nas Artes Marciais?
O termo academia em artes marciais é comumente referido para um prédio ou sala, onde praticantes de uma determinada modalidade se reúnem com um instrutor/mestre dessa mesma modalidade para efetuarem o aprendizado e prática da mesma. Em resumo é isso.
Mas então quando vamos estudar a fundo a possibilidade de se praticar artes marciais em uma academia, vemos que muitos instrutores/mestres não possuem condições financeiras para pagar o aluguel, além de água, luz e telefone! E como então se dará o ensino-aprendizagem de artes marciais sem uma academia?
A internet, uma facilitadora de respostas nos mostra soluções criativas (ou nem tanto assim como veremos adiante): um instrutor efetua o ensino-aprendizagem de sua arte marcial em parques públicos, um outro ensina nos fundos de sua casa, outro ainda ensina em um quintal...
Mas e aí: será que uma arte marcial deixa de sê-la ou se torna mais marginalizada por não estar em uma academia?
Origens
Cada arte marcial tem a sua origem. O karatê (arte que já pratiquei e que amo) tem as suas origens no arquipélago Ryu Kyu, onde os seus primeiros praticantes o treinavam em locais fechados com medo de represálias dos governantes tirânicos do arquipélago. Alguns estilos de wu-shu (kung fu) tem as suas origens no Templo Shaolin. Outros como o boxe era praticado por aristocratas e pessoas comuns nas civilizações Minóica e Micênica em espaços abertos. Muito da esgrima surgiu em castelos, fortalezas e em locais mais ermos e espalhava-se a prática e ensino pelos mais diversos rincões do mundo. O krav maga surgiu nas ruas e casas da Península Balcânica nos anos 30 e 40. Essas são algumas origens históricas das artes marciais mais comuns e observem que nenhuma delas nasceu em uma academia tal qual a concebemos!
Assim, podemos observar que as artes marciais não nasceram nas academias, mas por razões comerciais, financeiras e sociais, elas foram para lá. Se você é instrutor/mestre de artes marciais e se constrange por não ter uma sala (mesmo que pequena) para ministrar a sua aula, eu sugiro que perca a sua vergonha e faça como os antigos: improvise em qualquer lugar! Claro, o local escolhido por sua pessoa não pode ser insalubre ou perigoso, pode ser como já dito: nos fundos da sua casa, em um quintal (com um solo firme) em um parque...
Bom, isso era tudo o que eu ia dizer neste artigo. Sobre o local para se praticar HEMA, eu falarei em outro artigo, até mais!
Nenhum comentário:
Postar um comentário