segunda-feira, 9 de dezembro de 2019

Armas de Defesa!




Olá! Nesta postagem falaremos sobre: Escudo, Broquel e Pavês! Vamos lá?





Introdução

Se tratando de Esgrima Histórica ao longo dos milênios tivemos três tipos de armas defensivas. Os seus nomes estão em português com o seu equivalente em línguas relevantes:



·        Escudo

·        Broquel (Caetra ou Buckler)

·        Pavês



Mas quem são e quais as diferenças entre elas?


1: Escudo; 2: Broquel; 3: Pavês.



As Diferenças



Escudo

O escudo é a arma defensiva mas conhecida de todas, porém é a menos conhecida em seu uso, pois muitos acreditam que serve para qualquer tipo de defesa, o que não é uma verdade absoluta.

Esta arma defensiva de fato é um meio-termo entre o broquel e o pavês, porém não é tão boa defensivamente falando nas áreas as quais os outros dois citados o são. O que eu quero dizer é o seguinte: o escudo defende o seu usuário de ataques de flechas, pedras, golpes de lança e de espadadas, porém as outras duas armas defensivas são mais especializadas em certas defesas do que o escudo.





Broquel

O broquel (também conhecido em latim como “Caetra” e em inglês como “Buckler”) é a arma defensiva por excelência no combate á curta distância. Ataques de facas, espadas, punhais, adagas e similares, o broquel defende sem problemas dependendo unicamente da habilidade do usuário em usá-lo! O broquel era uma arma muito utilizada por tribos germânicas a partir do século III d.C, principalmente pelos alanos que em 268 d.C invadiram a Itália, obrigando o imperador Aureliano, á combate-los e expulsá-los dali.



Na Idade Média Européia (476-1453) o broquel tornou-se muito popular, pois era feito essencialmente de madeira tendo a boça (o meio do escudo, a “bolinha” metálica) em aço. Por ser leve, compacto, barato e fácil de se construir (além de ótimo na defesa corpo-a-corpo) fazia com que normalmente quem viajava na Europa da Idade Média, preferisse o broquel ao escudo.



Em fins da Idade Média (a partir de 1400 aproximadamente) os broquéis passaram a serem confeccionados inteiramente em aço, sendo estes reservados á quem podia pagar por eles. No entanto estes broquéis feitos inteiramente em aço ainda seriam utilizados por espadachins pelos séculos seguintes sendo os espanhóis os primeiros á organizarem um esquadrão de espadachins de elite armados com broquéis como arma defensiva.





Pavês

O pavês tem o seu nome derivado da cidade de Pávia, famosa na Idade Média por confeccionar as melhores armas defensivas desse tipo. Se o broquel defende bem contra ataques de curta distância e o escudo é um meio-termo, podemos dizer sem exagero que o pavês é excelente na defesa contra flechas, virotes e pedras, sendo muito utilizado por soldados assírios (séculos X a.C ao VII a.C) e por mercenários italianos (besteiros, especificamente) durante a Idade Média Européia (476-1453).

Soldados Assírios com Armas Defensivas, sendo o da esquerda o portador de um pavês.


Os paveses são feitos de madeira com couro revestindo o exterior e possuía o formato ideal para cobrir o corpo de um arqueiro ou besteiro enquanto ele recarregava a sua arma.





Eu realmente espero que tenhas aprendido com esta verdadeira aula sobre armas de defesa.



Fiquem com Deus!

LEIA TAMBÉM: Tipos de Espadas Existentes



Nenhum comentário:

Postar um comentário