segunda-feira, 23 de dezembro de 2019

Biografia&Manuais: Walpurgis Fechtbuch






Basicamente desconhecido do público, este manuscrito, o Walpurgis Fechtbuch (sigla bibliotecária MS I.33) é o mais antigo manuscrito de esgrima histórica europeia do qual se tem notícia atualmente: de autoria um tanto quanto desconhecida (acredita-se que tenha sido um padre de nome Liutger – ou Lutegerus), sendo identificada três grafias diferentes nos textos e ao menos uns dezessete traços distintos nas ilustrações. Por falar em grafia, o texto do Walpurgis Fechtbuch é em Latim Medieval.





Origens

O manuscrito teria sido feito por volta de 1320 na região da Francônia, oeste do então Sacro Império Romano-Germânico, atual Alemanha. Ele é bem ilustrado e em suas muitas cenas demonstra lutas de espada e broquel. O manuscrito pode ser atendido também com os nomes de “Liber de Arte Dimicatoria” ou ainda “Torre de Fechtbuch”.



Há quem diga que os criadores estavam tentando preservar a velha tradição marcial que havia na localidade da Francônia.





O Conteúdo

Como anteriormente mencionado, o manuscrito possui lições de espada e broquel, possuindo quatro personagens ilustrados: um Sacerdote, uma Mulher (identificada como Santa Walpurga), um Estudante e um Outro Sacerdote. Os textos repetidamente fazem menção aos pupilos (estudantes ou discípulos) dos sacerdotes, bem como aos jovens (“iuvenis” em latim) e aos clientes (“clientulum” em latim).



Por ter bastante ilustrações, o Walpurgis Fechtbuch possui lições que são facilmente aprendidas, embora as notas que são vistas nas páginas ajudam e muito no refino da execução das técnicas.



Folha 8r do manuscrito com os quatro personagens ilustrados.







História e Atualidades

Criado em 1320, por volta de 1552-53 foi espoliado do mosteiro onde repousava na Francônia, por Johannes Herbart von Wurzburg, que estava á serviço do duque Alberto Arquebaldo (duque de Brandemburgo-Kulmbach) durante as chamadas Campanhas Francônidas que este empreendeu.



Johannes Herbart von Wurzburg posteriormente se tornou mestre de esgrima dos duques de Saxe-Gota e o Walpurgis Fechtbuch ficou em possessão desta família até 1945 (era registrado como Cod.Membr.I.no.115), quando nas últimas semanas da Segunda Guerra Mundial, o manuscrito desapareceu da biblioteca (provavelmente espoliado por algum soldado britânico) onde se encontrava e por cinco anos (1945-1950) o seu paradeiro ficou desconhecido, quando reapareceu na localidade de Sotheby’s (Londres), no dia 27 de Março de 1950 (porém a sua identificação como o desaparecido manuscrito Cod.Membr.I.no.115 só foi efetuado em 1975).



O manuscrito ao ser adquirido em Sotheby’s ficou armazenado na Torre de Londres de 1950 á 1996, quando foi transferido para o então recém-inaugurado Royal Armouries Museum na cidade de Leeds, em West York, Inglaterra, onde permanece até aos dias atuais sob a denominação: MS I.33.


Localização de Leeds, no Reino Unido, onde se encontra a Royal Armouries  Museum.





Eu espero que tenham aprendido sobre este manuscrito! O link para uma cópia com o texto em inglês encontra-se aqui embaixo! Fiquem com Deus!



Walpurgis Fechtbuch, em inglês https://www.dropbox.com/s/9or3jnmv7ave8r2/I_33_Joey_Nitti_Translation.pdf?dl=0


LEIA TAMBÉM:

Biografia&Manuais: O Rei D.Duarte I e a Sua Obra de HEMA!

Biografia&Manuais: Fiore dei Liberi

Nenhum comentário:

Postar um comentário