sábado, 14 de dezembro de 2019

Como Escolher Uma Espada?






Olá para todos!



Neste artigo eu irei dar uma rápida dica de como escolher a sua primeira espada: vamos lá?





Metal

É bom você saber: espadas boas para o combate são as feitas em aço carbono (“High Carbon Steel” em inglês). Se for uma Espada Longa (“Longsword”) eu recomendo uma em aço 1070 ou mesmo 1090, que são aços bastantes resilientes. Se for um Gládio (“Gladius”) além dos aços anteriormente exibidos, uma espada feita com aços mais simples como o 1060 ou o 1050 servem, pois quem luta com Gládio sabe que é uma espada simples de se utilizar em combate e que os seus movimentos são objetivos e diretos, o que não exige tanto esforço por parte do guerreiro.



Se você puder comprar uma espada feita por um ferreiro ou cuteleiro, será melhor do que uma industrial, porém se as suas condições financeiras não te permitirem tal aquisição, escolha uma espada de uma boa marca ao seu critério e seja feliz, assim como eu!





Utilidade e Formas

Exatamente para o que você deseja uma espada? Esportividade? Defesa pessoal? Lazer? Colecionismo? Você deve responder a essas perguntas para saber o que você quer de fato: eu por exemplo, optei por um gládio após responder as perguntas acima e chegar a conclusão de que eu precisava de uma arma para defesa pessoal e que tinha uma carga histórica fenomenal.



O gládio caiu como uma luva em minhas mãos, pois como já dito em parágrafos anteriores, ele é uma arma boa para o combate e com movimentos objetivos e diretos, ótimo para iniciantes em esgrima histórica! Porém se você quiser “ter mais trabalho” (por assim dizer) compre uma Espada Longa e aprenda a lutar com os manuais de Fiore dei Liberi e Filipo de Vardi! Por sinal eu pretendo no futuro criar um manual de como aprender a lutar com um gládio. Se estiverem lendo este texto em 2021 e não houver um link aqui para o mesmo, por gentileza: me cobre aqui nos comentários!



Tendo o meu exemplo como base, trace o seu objetivo de espada! E lembre-se: independente de qual modelo for o aço DEVE ser o aço carbono (High Carbon Steel)!





Preço

O fator que será decisivo se você seguiu os passos anteriores até aqui: no Brasil (enquanto eu escrevo isto em Dezembro de 2019) ao menos ¼ da população é de baixíssima renda! A minha gládio custou uns R$300,00 e veio até mim via importação, por isso que você deve saber direito o que você quer e qual a sua necessidade, pois muita gente no Brasil vende muito caro espadas que no exterior (notadamente EUA) é bem mais barato e acessível ao povo comum!

Se for importar a sua espada, saiba que usar os serviços de um importador, pode vir a ser uma boa e que o IPI (Imposto de Produto Importado) que reincide sobre espadas é de 40%!!! Tenha isto em mente quando for planejar a sua compra.





Eu espero ter ajudado você na aquisição da sua primeira espada! Fique com Deus e até a próxima!

LEIA TAMBÉM: Tipos de Espadas Existentes

LEIA TAMBÉM: Qual Aço É Bom Para HEMA?

LEIA TAMBÉM: Gládio (Gladius): Uma Introdução

Nenhum comentário:

Postar um comentário