Olá! Neste artigo iremos falar sobre três grandes pragas do passado. Nestes tempos de coronavírus (Covid-19) é sempre bom relembrar outras pandemias que assolaram a humanidade!
Praga Antonina (165-180)
Esta praga tem uma história interessante: logo após Marco Aurélio e Lúcio Vero subirem ao poder (161) os partos declararam guerra contra Roma. Lúcio Vero á frente de algumas legiões foi para o Oriente e lá, combateu os partos, derrotando-os e saqueando a capital deles, Ctesiphon. Os legionários que retornaram de lá trouxeram consigo esta praga que infectou milhões de pessoas, ceifando a vida de aproximadamente 5 milhões de pessoas! Pelas descrições que autores antigos fizeram da moléstia, a Praga Antonina é a doença que hoje em dia chamamos de varíola. Essa doença foi a responsável por deixar as Legiões Romanas sem oficiais e soldados experientes o que ocasionou o enfraquecimento da Defesa Romana e certamente facilitou aos bárbaros invadirem o Império (o reinado de Marco Aurélio foi uma guerra contínua contra os quados e marcomanos).
Vírus que causa a Varíola.
Praga Justiniana (541-542)
É desconhecida as origens dessa praga. O que se sabe é que ela ocorreu justamente no meio do longo reinado de Justiniano (527-565) e que ceifou entre 30 e 50 milhões de vidas! As mortes no Império Romano (do Oriente) foram tantas que o imperador para continuar financiando as suas campanhas militares, outorgou uma lei em que estabelecia que se um proprietário de terras morresse junto com toda a sua parentela, o vizinho dele deveria pagar impostos em seu lugar! Pelas descrições feitas na época, a tal Praga Justiniana era a famigerada peste bubônica (que é causada pela bactéria Yersinia Pestis).
Peste Negra (1331-1353)
Por muito tempo essa pandemia ficou com as suas origens envolta em mistérios, porém há algumas décadas atrás, pesquisas sérias desvendaram as origens dessa peste: os genoveses tinham um entreposto comercial na região da Criméia. Os mongóis da Horda Dourada (um dos khanatos que sucederam a Gengis Khan) estavam em guerra contra os genoveses pela posse da região e como o cerco ia mal para eles, os mongóis então tiveram uma idéia inovadora para a época: lançaram corpos de soldados mortos por uma estranha praga que assolava as forças mongólicas através das suas armas de cerco por cima das muralhas dos genoveses! Algumas semanas depois, toda a colônia estava infestada pela praga e os genoveses remanescentes, decidiram escapar dali e levaram a praga para a cidade de Gênova. Da cidade italiana, a peste foi se propagando para outros locais e infectou praticamente toda a Europa! Os ratos e as pulgas foram os responsáveis por espalharem a doença que encontrou o seu caminho em meio á uma Europa com hábitos de higiene não adequados. Especula-se que em duas décadas a peste bubônica (Yersinia Pestis) tenha ceifado ao menos 200 milhões de pessoas!
Yersinia Pestis.
Bom pessoal, eu espero que tenham aprendido que esta não é a primeira e nem será a última vez em que pandemias assolam a humanidade! Fiquem com Deus e até a próxima!
Eu fiz um vídeo sobre Grandes Pestes do Passado, ele está em áudio de português do Brasil:
Nenhum comentário:
Postar um comentário