terça-feira, 26 de maio de 2020

Lança: Uma Introdução – Parte 3






Olá! Hoje eu falarei sobre o Pique: a evolução da lança!





Origens&Terminologia

O Pique, nada mais é do que uma lança com mais de 2 metros de comprimento. Uma lança para ser chamada assim, precisa ter entre 1 e 2 metros de comprimento, mais do que isso ele se chama “Pique”!





Utilidade

A partir do século XV d.C, as infantarias começaram a serem reestruturadas e no século seguinte (XVI d.C) elas se tornariam o coração dos exércitos europeus. Essa nova reestruturação teve as suas inspirações nas velhas formações de falanges e de legionários romanos e a principal arma utilizada por essa nova geração de infantaria foi justamente o pique. Sim, a infantaria ainda se valeria de armas como a lança e a espada, porém o pique era a arma mais utilizada, pois além de deter ataques de cavalaria, ainda por cima era boa para se manter outros soldados de infantaria distante por causa do comprimento da arma.
O pique não era uma arma indicada para se usar em cercos ou contra-cercos, apenas em campo aberto devido ao seu tamanho.






Decadência do Pique

O pique começou a deixar de ser utilizado à medida em que mosquetes e alabardas popularizaram-se entre os exércitos europeus. Os séculos XVII e XVIII viram o fim do pique como arma-padrão dos exércitos, sobretudo da infantaria.





Bom, eu espero que essa postagem tenha sido proveitosa para você! Fiquem com Deus e até a próxima!




LEIA TAMBÉM: Lança: Uma Introdução




LEIA TAMBÉM: A Espada Montante (Zweihander)


Nenhum comentário:

Postar um comentário