sábado, 30 de maio de 2020

Quão Perto É Tão Perto?




Olá! Neste texto irei publicar em primeira mão uma tradução do famoso artigo do então sargento Dennis Tueller, artigo este publicado em Março de 1983 na SWAT Magazine. Neste artigo (“How Close is Too Close?”) é discutido pela primeira vez qual é a distância mínima de segurança que um policial possui em relação a um possível atacante com armas brancas. O resultado você confere abaixo e que deu origem a famosa Regra dos 21 Pés de Tueller!



Quão Perto É Tão Perto?


por Dennis Tueller


O "mocinho" com a arma contra o "bandido" com a faca (ou facão, machado, taco, ferro de passar, etc.). "Não há como disputar", você diz. "O homem com a arma não pode perder." Ou ele pode? Depende muito da habilidade dele com a arma e da proximidade do oponente.

Se, por exemplo, nosso herói atirar em seu possível atacante a uma distância de 20 metros, ele perde. Não é a luta, você entende, mas provavelmente a liberdade dele, porque ele quase certamente será acusado de assassinato. A única coisa que justifica que você atire em outro ser humano é a necessidade imediata de impedi-lo de tentar matar você (ou outra pessoa), lembra?

Se, por outro lado, nosso herói esperar para disparar até que seu atacante esteja a uma distância óbvia de ataque, ele ainda poderá perder. Seus tiros podem não impedir seu atacante instantaneamente o suficiente para impedi-lo de usar sua faca.

Então, qual é a resposta - quão perto está perto demais?

Considere isto. Quanto tempo leva para você sacar sua arma e colocar dois acertos centrais em um alvo do tamanho de um homem a sete metros? Aqueles de nós que aprenderam e praticaram técnicas adequadas de pistola diriam que um tempo de cerca de um segundo e meio é aceitável para essa prática.

> Com isso em mente, vamos considerar o que pode ser chamado de "Zona de Perigo" se você for confrontado por um adversário armado com uma arma afiada ou sem corte. A que distância esse adversário entra na sua Zona de Perigo e se torna uma ameaça letal para você?

Recentemente, fizemos alguns testes nesse sentido e descobrimos que um homem adulto saudável e médio pode cobrir a distância tradicional de sete jardas em um período de (você adivinhou) cerca de um segundo e meio. Seria seguro dizer que um atacante armado a 6 metros está bem dentro da sua Zona de Perigo.



  











Como a série de fotos ilustra, mesmo que seu desenho e suas fotos sejam perfeitos, você está cortando coisas muito perto (sem trocadilhos). E mesmo que seus tiros tirem o “vento das velas” (da embarcação) dele, seu impulso para a frente pode carregá-lo por cima de você, a menos que, é claro, você consiga sair do caminho dele. E se você for confrontado com mais de um agressor, as coisas realmente ficam complicadas. Então, o que uma pessoa que carrega uma pistola deve fazer?

Após analisar o problema, as seguintes sugestões vêm à mente: Primeiro, desenvolva e mantenha um nível saudável de alerta tático. Se você detectar os sinais de perigo com antecedência, provavelmente poderá evitar o confronto completamente. Uma retirada tática (hesito em usar a palavra "retirada") pode ser sua melhor aposta, a menos que você esteja ansioso para se envolver em um tiroteio e as conseqüentes dificuldades legais que certamente se seguirão.

Em seguida, se o seu "Sistema de Alerta Precoce" lhe disser que um possível confronto letal é iminente, você deve se colocar na melhor posição tática disponível. Você deve se mover tentando se proteger (se houver algum objeto por perto), sacar a sua arma e começar a planejar seu próximo movimento.

Por que usar uma cobertura, você pode se perguntar, se o atacante está usando apenas uma faca? Porque você quer dificultar que ele chegue até você. Qualquer coisa entre você e seu atacante (latas de lixo, veículos, móveis, etc.) que o atrapalha por mais tempo para você tomar as decisões apropriadas e, se necessário, mais tempo para dar seus tiros.

Eu sugiro que você puxe sua arma assim que o perigo existir claramente. Não faz sentido esperar até o último segundo possível para jogar o "Quick-Draw McGraw" se você reconhecer a ameaça logo no início. Além disso, a visão do seu "Equalizador" pode ser suficiente para encerrar a ação naquele momento.

O objetivo da pistola é parar as brigas, e se o faz deixando cair um bandido em suas trilhas ou fazendo com que ele dê meia-volta e corra, seu objetivo é alcançado, não é?

Nesse ponto, pode ser aconselhável emitir um desafio verbal, como "Pare", "Não se mexa" ou "Largue a arma!" Pode funcionar, e mesmo que não funcione, você estará desenvolvendo seu processo legal de autodefesa, mostrando que fez tudo o que pôde para impedir um tiroteio. Se tudo correr conforme o planejado, as chances são de que agora você não terá mais um problema, já que seu atacante lembrou que ele teve um compromisso mais premente em outro lugar.

Mas, como todos sabemos, as coisas raramente vão de acordo com o plano e as circunstâncias ideais descritas anteriormente provavelmente não são a norma. Por exemplo, se esse tonto tenta jogar sua faca (ou outra arma) em você, o que você faz então?

Realisticamente, atirar facas é uma espécie de truque circense que exige facas especialmente equilibradas e uma distância pré-medida do alvo. Basta dizer, no entanto, que se o atacante estiver dentro do alcance efetivo de arremesso, ele quase certamente terá invadido sua Zona de Perigo. Esse negócio de arremessar cria um problema de tempo, pois, se você atirar depois que ele jogou sua arma, poderá ter dificuldade em convencer um júri de que você disparou em legítima defesa, já que tecnicamente você não estava em risco se seu ex-atacante não estava mais na posse de uma arma mortal. Algo a considerar e apenas mais um motivo para usar a cobertura, se disponível e se o tempo permitir.

Em algum momento, é claro, apesar dos seus melhores esforços, você poderá descobrir que de repente, de perto, é vítima pretendida de algum assassino lunático. Se você é especialista em uma das muitas artes marciais, pode optar por fazê-lo corpo a corpo e, se estiver nessa categoria, não precisará de conselhos meus sobre como fazê-lo. Então, voltaremos ao uso da pistola para resolver o problema. O que tudo se resume agora é a sua capacidade de sacar sua pistola de maneira suave e rápida e acertar seu adversário, e fazer tudo reflexivamente. E a única maneira de desenvolver esses reflexos é através da prática consistente e repetitiva, prática, prática.

Pratique para que o movimento certo ocorra automaticamente.

Uma coisa que você deve praticar, com esse tipo de encontro em mente, é a técnica de retrocesso, na qual você dá um longo passo para trás enquanto faz o saque. Isso coloca mais um a três pés entre você e seu atacante, o que pode ser apenas o suficiente para fazer a diferença.

Lembre-se, quanto maior a sua habilidade com a sua arma, menor será sua Zona de Perigo, mas somente se essa habilidade for associada a um bom condicionamento mental, planejamento tático e alerta, porque nenhuma quantidade de habilidade será útil a menos que você saiba que você está com problemas.

Habilidade nos braços e atitude mental adequada. essa é a combinação que fará de você o vencedor de um "Encontro Imediato do Tipo Cortante".



Tradução feita a partir do artigo retirado de: http://www.theppsc.org/Staff_Views/Tueller/How.Close.htm, visitado em 18/05/2020

Nenhum comentário:

Postar um comentário