terça-feira, 18 de fevereiro de 2020

Lança: Uma Introdução - Parte 2






A lança é uma arma presente na história humana desde tempos imemoriáveis: suas origens remontam á uma época pré-histórica, isto é, anterior à escrita!



A lança é uma arma que em campo aberto é a rainha das armas brancas: nem mesmo a espada era tão versátil e útil nas batalhas quanto ela! As lanças podem ser divididas em dois grupos:



1.   As de combate corpo-a-corpo.

2.   As de arremesso.



Antes que alguém me pergunte, sim, você poderia ter uma lança que combinasse os dois tipos, porém é difícil (historicamente falando) encontrarmos lanças que comportavam os dois tipos acima enumerados.



A lança tinha algumas vantagens á saber:



1.   Pelo seu tamanho (nunca inferior á 1 metro de comprimento) a lança era boa para controlar a distância do adversário e manter o usuário em relativa segurança.

2.   Uma arma versátil para os padrões de antigamente: podiam ser usadas tanto na guerra quanto na caça.

3.   Por serem feitas quase que inteiramente (algumas versões eram inteiramente) de madeira, tendo a ponta de ferro (ou aço), era uma arma com baixo custo de produção, sendo normal encontrar muitos soldados de infantaria e de cavalaria, portando-as.

4.   Mais fáceis de usar e manobrar em combates, além de serem mais simples de se aprender as formas/movimentos das lanças do que outras armas.





A lança também possui algumas desvantagens:



1.   Por terem o corpo quase inteiramente feito de madeira, eram mais frágeis do que espadas.

2.   Por causa da envergadura, não eram tão fáceis de transportarem quanto espadas e adagas.

3.   Durante o uso, pelo fato de não possuírem guarda, as lanças deixavam os seus usuários com as mãos vulneráveis á ataques de espadas e machados.





Bom, eu espero que este texto tenha aberto a sua mente quanto ao uso dessa incrível arma! Em muitas comunidades de HEMA só encontramos referências quanto ao uso de espadas e quase nenhuma referência á outras armas, como a lança!



Fiquem com Deus e até a próxima!



LEIA TAMBÉM: Lança, Uma Introdução

Nenhum comentário:

Postar um comentário