Olá! Hoje eu falarei sobre as facas.
Introdução
Historicamente falando, facas não eram armas usadas por nobres ou mesmo pessoas do povo comum. A razão é que sempre foi lícito para pessoas comuns e da nobreza, ter e portar armas. A onda de desarmamento que assola o Ocidente é algo recente, que começou há cerca de um século atrás com a ascensão de governos marxistas como o de Lênin, Stalin, Mussolini e Hitler.
A faca era então relegada a uma simples ferramenta do cotidiano e que era usada no máximo por pobres em seus duelos além de pequenos assaltos. Porém com o desarmamento sistemático ocorrendo no Ocidente (por partidos sociais-democratas) facas tem sido bem-vistas como armas de defesa pessoal, embora elas sejam na realidade ferramentas.
Além de treinar com armas tradicionais do Ocidente, como espadas, adagas, lanças e outros, o praticante de HEMA deveria estudar e treinar luta com facas, afinal elas são por assim dizer, uma espada em miniatura e que podem ser levadas de maneira velada (escondida) para diversos locais!
Ponto de Partida
Um bom ponto de partida para começar a se treinar com facas é o manual em língua portuguesa “Defesa com Facas” de J.R.R Abrahão, Pedro Cavalcanti e Ricardo Nakayama. Esse manual é excelente para iniciantes e qualquer dia eu estarei escrevendo sobre ele!
O link para esse manual está aqui.
Além disso existem vídeos de minha autoria onde eu dou um conhecimento básico sobre luta com facas. O vídeo está com o áudio em português e encontra-se aqui:
Primeira parte da aula de Combate com Facas.
Bom, no mais é isso!
Fiquem com Deus e até a próxima!
Nenhum comentário:
Postar um comentário