segunda-feira, 3 de fevereiro de 2020

Bartitsu: O Que É e Quais as Suas Origens




Neste texto estarei falando sobre o Bartitsu, uma arte marcial criada no final do século XIX na Inglaterra.





O Que É?

O Bartitsu tem o seu nascimento em Londres, na Inglaterra de 1899, quando o engenheiro Edward William Barton-Wright fundou a Bartitsu Society, unindo o Ju-jutsu, o Savate (Boxe Francês), o Wrestling, o Judô, a Luta de Cajado e a Esgrima em uma única arte marcial! A Londres de 1899 era uma cidade suja e cheia de pobres e indigentes que contrastavam com uma classe riquíssima e poderosa. Em um ambiente assim, a criminalidade era alta: a classe média e os mais abastados sofriam com as gangues (como a dos holligans e os garroters). Assim, E.W Barton-Wright ofereceu a sua arte marcial para ajudar na defesa pessoal das pessoas!





A Origem desse “MMA Cavalheiresco”

Em 1885, E.W Barton-Wright viajou à serviço para o Japão onde trabalhou como engenheiro na construção de uma ferrovia. Lá ele aprendeu Judô (com o dr.Jigoro Kano em pessoa!) e Ju-jutsu (estilo Shinden-Fudo Ryu) tendo retornado para a Inglaterra em 1898, quando decidiu mesclar essas duas artes marciais com outras e fundar o sistema que ele próprio chamaria de “Bartitsu”. A escola chamada “Bartisu School of Arms and Physical Culture” foi estabelecida em 1901, no distrito de Soho em Londres (apelidada informalmente de “Bartitsu Club”).



Do Japão, ele trouxe dois jovens ju-juteiros, Yukio Tani e Sadakazu Uyenishi para lecionarem Ju-jutsu. Da Suíça ele trouxe o wrestler Armand Cherpillod e o mestre-de-armas Pierre Vigny para ensinarem respectivamente, Wrestling e Luta com Cajados. Além disso, Vigny era mestre em Savate e o boxe francês também era assim ensinado no Bartitsu Club.


Banner com as modalidades integradas do Bartitsu.

Uma curiosidade: entre os membros do Club havia entusiastas de esgrima histórica, ou seja: o Bartitsu Club ajudou a contribuir para o renascimento do HEMA (Historical European Martial Arts)!





O Fim

O Bartitsu Club entrou em decadência por não conseguir concorrer com outras escolas de artes marciais, que ensinavam Ju-jutsu (Jiu-jitsu japonês) e acabou falindo.



E.W Barton-Wright viria a falecer apenas em 1951, com noventa anos. Ele morreu pobre e o seu sistema defensivo teria caído no esquecimento, se o escritor sir Arthur Conan Doyle não o tivesse mencionado nas suas obras de Sherlock Holmes.





Retomada

No final dos anos 90 do século XX, estudantes de artes marciais começaram a desenterrar a história e as técnicas do Bartitsu. Em 2002 a primeira sociedade de Bartitsu foi fundada para pesquisar, reviver e divulgar o sistema de defesa, que foi o primeiro em todo o Ocidente a mesclar artes marciais visando a defesa pessoal do praticante, tanto de pé, quanto no chão.


Eu fiz um vídeo que está em áudio (língua portuguesa) falando sobre o Bartitsu:


Recentemente eu escrevi um artigo falando sobre um livro que fala sobre o Bartitsu, caso deseje, o link encontra-se aqui.


Nenhum comentário:

Postar um comentário