segunda-feira, 10 de fevereiro de 2020

Biografia&Manuais: O Rei D.Duarte I e a Sua Obra de HEMA!




Olá! Em muitos grupos de discussão de HEMA e assuntos correlatos, nós vemos muitas citações de fontes italianas, alemães e inglesas, porém nenhuma citação de fontes portuguesas. E nós temos fontes portuguesas sim: os livros “Leal Conselheiro” e “Bem Cavalgar”, escritos pelo rei de Portugal Dom Duarte I é a prova disso!





Quem Foi?

Dom Duarte I de Portugal foi o segundo rei da Casa de Ávis e herdeiro direto do grande rei Dom João I. Foi durante o reinado de D.Duarte que o navegador Gil Eanes conseguiu dobrar o Cabo Bojador, na África (1434), o que apeteceu os europeus na arte de navegar pelo Oceano Atlântico! O rei Dom Duarte era irmão do famoso Dom Henrique, o Navegador.



Dom Duarte quando era apenas um infante, foi armado cavaleiro na ilha de Ceuta, após demonstrar o seu valor em combate durante a conquista portuguesa daquela ilha (1415). Ou seja: era alguém apto para falar sobre a cavalaria e a arte de se combater e isso vinha de berço, pois o seu pai, Dom João I era o primeiro monarca da Casa de Ávis e havia tido que conquistar o seu trono pela força das armas contra o rei de Castela, Juan I da Casa Trastâmarra. Mas sobre esse conflito, eu escreverei em outra ocasião.



Assim sendo, muita da experiência prática da Casa de Ávis pode ter sido condensada na obra “Bem Cavalgar”!



Retrato de Dom Duarte de Portugal.






As Obras

O “Leal Conselheiro” é uma obra que abrange aspectos morais ligados á Governação e as Virtudes Morais da Cavalaria. Já a obra “Bem Cavalgar” é sobre a Cavalaria especificamente, ensinando artes marciais, infelizmente essa última obra ficou incompleta: o rei D.Duarte morreu antes de poder finalizá-la (1438).



As obras possuem as seguintes passagens:



·        1438: após a morte do rei D.Duarte I, a sua esposa Eleonora de Aragão leva as suas obras Leal Conselheiro e Bem Cavalgar consigo para Nápoles.

·        1438-1495: as duas obras permanecem na Real Biblioteca de Nápoles.

·        1495: o rei da França, Carlos VIII, invade a Itália e após a sua conquista de Nápoles, espolia para si entre outras coisas, as duas obras feitas pelo rei D.Duarte I.

·        1495-Atual: as obras Leal Conselheiro e Bem Cavalgar permanecem em posse da Bibliothèque Nationale de France.







Bom, eu espero que tenha sido proveitoso este texto, fique com Deus e até mais!

LEIA TAMBÉM:

Biografia&Manuais: Fiore dei Liberi

Biografia&Manuais: Walpurgis Fechtbuch

Nenhum comentário:

Postar um comentário